
Festival de Gastronomia de Bordo
MUNICIPIO DE ÍLHAVO
O Município de Ílhavo tem uma longa história associada à pesca do Bacalhau, mais conhecida por lá como "Faina Maior". Em homenagem aos pescadores e marinheiros de Ílhavo,que ao longo dos tempos, viajavam em navios, primeiro à vela e depois a motor, até aos mares do norte, nas costas do Canadá e da Gronelândia, para capturar o bacalhau-do-Atlântico (o Gadus Morhua), aquele que é considerado o verdadeiro bacalhau, o município organiza o festival Gastronomia de Bordo, com propostas gastronómicas da restauração local que convidam a viajar por diversas geografias da pesca longínqua mas também por diversas épocas e tecnologias, em torno dos pescadores e dos cozinheiros da pesca.
O desafio
Promover a 3ª edição do Festival de Gastronomia de Bordo e catapultar o evento para a agenda mediática, posicionando o município de Ílhavo como destino de excelência para a degustação do bacalhau, com particular ênfase nos “derivados" de mesmo, nomeadamente caras, línguas, samos, espinhas, valorizando-os pela excelência do seu tratamento e homenageando a culinária dos navios bacalhoeiros de outros tempos. Mediatizar o lançamento do livro “Chora e Feijão Assado”, desenvolvido no âmbito do projeto. Organização de press e blog trip com jornalistas e bloggers nacionais e espanhóis.
Serviços
Assessoria de imprensa
criação de conteúdos
Gestão de redes sociais
Impacto
Ampla difusão de notícias na imprensa, com artigos e reportagens em publicações generalistas, lifestyle e gastronomia
Entrevistas aos promotores e presenças em programas de entretenimento
Cerca de meia hora de exposição mediática em televisão (RTP e Porto Canal), em programas de informação e de entretenimento, assim como presença em rádios nacionais, como TSF e Antena1
Publicação de cerca de 100 stories e posts nas redes sociais de bloggers e influenciadores, nacionais e espanhóis
Retorno de investimento (AVE) de cerca de 250 mil euros
30
Minutos Reportagens TV
250m€
Advertising Equivalent value*
*AVE: Valor Publicitário Equivalente ao espaço ocupado pelas notícias calculado automaticamente a partir do custo de uma página par na imprensa, 1 segundo na televisão ou rádio e CPM (custo por mil contactos) nos meios online.

